Projetos de extensão

2020

 

Editoração Revista Mix Sustentável:

O periódico MIX Sustentável é interdisciplinar, com foco na sustentabilidade aplicada à projetos, principalmente nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Engenharias e Design. Apresenta uma proposta inovadora, mesclando o rigor científico (na sessão de artigos com revisão por pares) com dados mercadológicos, tornando o periódico atrativo tanto para o público em geral quanto para pesquisadores, professores, pós-graduandos e graduandos. Sua periodicidade foi semestral (além de edições especiais), nos anos de 2015, 2016 e 2017. Em 2019 ganhou o Qualis A4 e passou a ter edições quadrimestrais, sendo 3 edições regulares ao ano e pelo menos uma edição especial, tendo como objetivo sua qualificação e alcance dos critérios de indexação de grandes bases.

Mix Sustentável V6.N1 | 2020

Participantes: Lisiane Ilha Librelotto, Paulo Cesar Machado Ferroli e Natália Geraldo (graduanda Arquitetura)

Materioteca Sustentável com foco no mobiliário urbano: 

A Materioteca Sustentável com foco no mobiliário urbano, é uma proposta que tem por objetivo  viabilizar uma análise da sustentabilidade (social, econômica e ambiental) nos diversos materiais utilizados em projeto de produtos.

Para atingir este objetivo principal foram traçados como  objetivos específicos:

  • Identificar as características de materiotecas já existentes, enumerando seus principais atributos e pontos passíveis de melhorias;
  • Definir os grupos de materiais a constituírem a materioteca objeto deste projeto, bem como as características técnicas do acervo bibliográfico e técnico que acompanhará cada grupo;
  • Definir os aspectos a serem considerados na abordagem da sustentabilidade, utilizando-se o modelo ESA (sustentabilidade econômica, social e ambiental);
  • Montar a materioteca e realizar as análises de cada material de acordo com a abordagem ESA;
  • Validar o ambiente através de pesquisa de opinião com os primeiros usuários da materioteca;
  • Associar os materiais aos processos construtivos / fabris;
  • Associar os processo construtivos / fabris aos produtos Habitação de Interesse Social e Mobiliário.

Amostras de madeiras

Participantes: Paulo Cesar Machado Ferroli, Lisiane Ilha Librelotto e Ialê Ziegler Libanio da Silva (graduanda Arquitetura)

 

Concluídas

João Luiz Martins. Editoração revista Mix Sustentável. 2019. Orientação de outra natureza (Design) – Universidade Federal de Santa Catarina.
Natália Geraldo. Editoração revista Mix Sustentável. 2019. Orientação de outra natureza (Arquitetura e Urbanismo) – Universidade Federal de Santa Catarina.
Ialê Ziegler Libanio da Silva. Materioteca física e virtual – Integração extensão, pesquisa e ensino. 2019. Orientação de outra natureza (Arquitetura e Urbanismo) – Universidade Federal de Santa Catarina.
Palestra: A terra como material de construção. Obede Borges Faria. 2019. Arquitetura e Urbanismo – Universidade Federal de Santa Catarina.
Palestra: Bambu – matéria prima do século XXI. Antonio Ludovico Beraldo. 2019. Arquitetura e Urbanismo – Universidade Federal de Santa Catarina.
ENSUS – Encontro de Sustentabilidade em Projeto.  2019.  Arquitetura e Urbanismo – Universidade Federal de Santa Catarina.
Rodrigo Vargas Souza. Steel e Wood Frame. 2019. Universidade Federal de Santa Catarina.

Wood Frame

Steel Frame

Alexandre Oliveira Vitor. Bambu Frame. 2019. Universidade Federal de Santa Catarina. Trabalho de Conclusão de Curso em engenharia civil /UFSC.

Bambu Frame

Librelotto, Lisiane Ilha; Ostapiv, Fabiano; Vitor, Alexandre Oliveira; Jaramillo, Andrea Benavides; Ferroli, Paulo Cesar Machado; Beraldo, Antonio Ludovico; Salamon, Celso; Santos, Gabriel Fernandes dos; Sasaoka, Silvia; Lisboa, Sumara; Carbonari, Gilberto; Ostapiv, Joana D’arc Pedroso da Silva; Barata, Tomas Queiroz Ferreira. Livro: Bambu – Caminhos para o desenvolvimento sustentável no Brasil. 2019. Universidade Federal de Santa Catarina.
Este livro foi produzido a partir da iniciativa de construção de uma rede de pesquisa em bambu. Desta forma, colaboraram na construção coletiva do material, pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR), Universidade Estadual de Londrina (UEL), UNESP (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) e Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Em uma linguagem acessível apresenta o conteúdo voltado ao entendimento das características biológicas do bambu, suas propriedades e etapas da cadeia produtiva como forma de estimular o desenvolvimento produtivo sustentável no Brasil.
PROMPT, Cecília Heidrich; LIBRELOTTO, L. I. . Arquitetura e Construção com Terra em Santa Catarina. In: VII Congresso de Arquitetura e Construção com Terra no Brasil – Terra Brasil, 2018, Rio de Janeiro. Território e Trabalho: A produção da Arquitetura com Terra no Brasil, 2018.
PROMPT, C. H; LIBRELOTTO, L. I. Avaliação da Sustentabilidade em Arquitetura e Construção com Terra.  Adaptação do Método Versus em Santa Catarina. ANAIS 2º SEMINÁRIO ARQUITETURA VERNÁCULA. Anais:  Belo Horizonte (MG) Escola de Arquitetura da UFMG – Belo Horizonte – Minas Gerais – Brasil, 2019
Andrea Jaramillo, Sumara Lisbôa, Rafael Trevisan, Lisiane Ilha Librelotto. Título: Utilização sustentável do bambu: cobertura para bicicletário na UFSC. 2019. Arquitetura e Urbanismo – Universidade Federal de Santa Catarina.

Bicicletário de Bambu

LeNS- Learning Network on Sustainability. 2019.

LeNS

Altamirano Mathias. Ações integradas de extensão: pesquisa em sustentabilidade aplicada em projetos. 2019. Arquitetura e Urbanismo – Universidade Federal de Santa Catarina.
Palestra: Arquitetura em bambu: entre a tradição e o futuro. Lucy Amparo Batista. 2018. Arquitetura e Urbanismo – Universidade Federal de Santa Catarina.
Palestra: Uso do Bambu na Arquitetura. Andre Chaluppe. 2018. Arquitetura e Urbanismo – Universidade Federal de Santa Catarina.
Palestra: Qualidade de Projeto, da Iso 9001 ao BIM. Prof. Silvio Melhado. 2018. Arquitetura e Urbanismo – Universidade Federal de Santa Catarina.

Lucas Takasugi. ENSUS – Encontro de Sustentabilidade em Projeto. 2017. Orientação de outra natureza (Letras) – Universidade Federal de Santa Catarina.

Adriel Giovanella de Souza. Materioteca. 2017. Orientação de outra natureza (Letras) – Universidade Federal de Santa Catarina.

Deborah Dotta. ENSUS – Encontro de Sustentabilidade em Projeto. 2016. Orientação de outra natureza (Arquitetura e Urbanismo) – Universidade Federal de Santa Catarina.

Jamilly Koerich. Materioteca sustentável. 2016. Orientação de outra natureza – Universidade Federal de Santa Catarina.

Maria Fernanda Vidigal. Materioteca sustentável. 2016. Orientação de outra natureza (Arquitetura e Urbanismo) – Universidade Federal de Santa Catarina.

Diogo Alessandro Setter. Portal Virtuhab. 2016. Orientação de outra natureza (Arquitetura e Urbanismo) – Universidade Federal de Santa Catarina.

Carolina Buss. Projeto Portal Virtuhab – Soluções Integradas para Habitação Sustentável. 2016. Orientação de outra natureza (Arquitetura e Urbanismo) – Universidade Federal de Santa Catarina.