Projetos de extensão

2019

Rede de disseminação do conhecimento em construção industrializada

Setembro 2018 – Abril 2019: Bambu frame

O protótipo em bambu frame consiste na produção de um modelo para embasar o  Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Departamento de Engenharia Civil da UFSC, pelo aluno de graduação, atualmente Engenheiro Civil, Alexandre Oliveira Vitor, com o tema: Proposta de Habitação de Interesse Social (HIS) em estrutura de bambu: Projeto e Protótipo Experimental.

Foi projetado e construído um protótipo experimental nos domínios da Universidade Federal da Santa Catarina e registrada, através de fotografias, o passo a passo das etapas construtivas relatando a experiência em ordem cronológica de execução. O estudo de viabilidade comprovou o potencial do bambu como matéria prima sustentável para construir moradias, nos aspectos econômico, ambiental e social, além de fomentar a ampliação da cadeia produtiva do bambu no Brasil.

O TCC completo pode ser encontrado no repositório da UFSC, através do link: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/192366

 

Agosto 2018 – Fevereiro 2019: Steel e Wood Frame

Parceria entre as empresas Saint Gobain, MF Madeiras, grupo Virtuhab, Machetaria, Labrestauro e Labsisco.
O projeto tem como objetivo a capacitação para o sistema construtivo em Wood frame e Steel frame, com a montagem de dois protótipos completos: execução de fundações, ossatura, revestimentos e coberturas realizadas em conjunto nas disciplinas de Tecnologia das Edificações II, III e IV.

21 e 22 de agosto  – O estudante de doutorado Rodrigo Vargas, integrante do grupo Virtuhab, ministrou uma palestra teórica e uma atividade prática sobre o sistema construtivo wood frame no auditório do departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC, em parceria da com a MF Madeiras e a Brasilit.
A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sorrindo
17 de agosto – O grupo Virtuhab junto com as turmas da disciplina TECII do Curso de Arquitetura e Urbanismo construiram um radier no exterior das instalações do LabRestauro (junto ao estacionamento), no prédio do departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC, como parte dos conteúdos da disciplina no tema de fundações. Esse radier servirá como fundação de um protótipo para mostrar o sistema construtivo steel frame para os estudantes do curso. Aqui algumas imagens:
  
Fotografias: Sara Dotta Côrrea

19 de setembro – Os integrantes do grupo Virtuhab finalizaram a construção do radier localizado nas instalações do LabRestauro/MATEC.


Fotografias: Roberta Augusta Menezes Lopes de Barros

Protótipos finalizados

Steel frame:

   

Wood frame:

  

Livro sobre bambu

Lançamento durante ENSUS – dia 09/05

Consolidação da rede de pesquisa em bambu através da publicação de um livro, do qual participam Gilberto Carbonari (UEL), Antonio Ludovico Beraldo (UNICAMP), Tómas Barata (UNESP), Marcos Pereira (UNESP) Celso Salamon (UTFPr), Fabiano Ostapiv (UFSC), Sumara Lisboa (UFSC, PósARQ) e Andrea Jaramillo (UFSC, PósARQ). O livro será constituído de 9 capítulos com cerca de 200 páginas no total.

Utilização sustentável do bambu na construção: cobertura para bicicletário na UFSC

Agosto 2018 – Fevereiro 2019

Projeto em parceria ao Departamento de Botânica/UFSC e Associação Catarinense do Bambu – BambuSC.
Participantes:  Andrea Jaramillo, Sumara Lisbôa, Rafael Trevisan (Botânica), Lisiane Ilha Librelotto.
Colaboradoras: Franchesca Medina (graduanda Arquitetura), Letícia Dalpaz (graduanda Eng. Civil)
A idéia do projeto nasceu da necessidade em aproveitar os colmos de touceiras de bambu localizadas no campus, para sua aplicação na construção de um bicicletário nas imediações do departamento da Botânica.
O projeto foi desenvolvido em 3 fases: corte e tratamento do bambu, elaboração do projeto participativo, construção.
Participaram ao total 35 pessoas entre estudantes de vários cursos e à comunidade em geral.

Agosto (1° fase) – Colheita e tratamento do bambu no departamento da Botânica – UFSC.
      

Setembro (2° fase) – Projeto do bicicletário. Atividade desenvolvida no LabRestauro, UFSC.
  
De Novembro a Fevereiro – Pré- fabricação da estrutura de bambu. Atividade desenvolvida no Labsisco, Departamento de Arquitetura e Urbanismo, UFSC.
         
Resultado final
      

LeNS – Learning Network on Sustainability

Setembro 2017 – Dezembro 2018

O projeto é vinculado ao programa Erasmus e trata da organização, redação e disseminação de conhecimento sobre a temática da sustentabilidade ambiental sob a forma de livros textos e seminários. A rede é constituída de diversos países.

Ações integradas extensão: pesquisa em sustentabilidade aplicada em projetos

2015 – atual

Tem como objetivo a promoção do ENSUS  – Encontro Nacional de Sustentabilidade Aplicada em Projeto, do Workshop do Grupo VirtuHab; do Ciclo de oficinas práticas em construção sustentável e de construção de móveis; dos mini-cursos e estandes na feira SEPEX – Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC; da promoção do periódico MIX Sustentável.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Participantes: Altamirano Mathias, Lisiane Ilha Librelotto. 
Financiador(es): Universidade Federal de Santa Catarina – Auxílio financeiro.

Palestra Andre Chaluppe

09 de agosto de 2018

O evento ocorreu no Auditório da ARQ/UFSC, sob o título: Uso do Bambu na Arquitetura. O arquiteto mostrou seus conhecimentos com bambu na construção civil, através do correto manejo e tratamento, como otimizar o recurso em sistemas construtivos modulares pré-moldados, suas principais obras e relatos de sua viagem a Nova Zelândia.

Palestra Prof. Silvio Melhado

10 de setembro 2018

Realizada no auditório da Arq/UFSC, sob o título: Qualidade de Projeto, da Iso 9001 ao BIM.

Concluídas

 

Lucas Takasugi. ENSUS – Encontro de Sustentabilidade em Projeto. 2017. Orientação de outra natureza (Letras) – Universidade Federal de Santa Catarina.

Adriel Giovanella de Souza.  Materioteca. 2017. Orientação de outra natureza (Letras) – Universidade Federal de Santa Catarina.

Deborah Dotta. ENSUS – Encontro de Sustentabilidade em Projeto. 2016. Orientação de outra natureza (Arquitetura e Urbanismo) – Universidade Federal de Santa Catarina.

Jamilly Koerich. Materioteca sustentável. 2016. Orientação de outra natureza – Universidade Federal de Santa Catarina.

Maria Fernanda Vidigal. Materioteca sustentável. 2016. Orientação de outra natureza (Arquitetura e Urbanismo) – Universidade Federal de Santa Catarina.

Diogo Alessandro Setter. Portal Virtuhab. 2016. Orientação de outra natureza (Arquitetura e Urbanismo) – Universidade Federal de Santa Catarina.

Carolina Buss. Projeto Portal Virtuhab – Soluções Integradas para Habitação Sustentável. 2016. Orientação de outra natureza (Arquitetura e Urbanismo) – Universidade Federal de Santa Catarina.