Doutorado (Teses)

Em andamento

 

Tamyres Blenk Narloch. Início 2018. Título: Sistema de monitoramento de tecnologias sustentáveis em edificações. Resumo: É necessário considerar a transformação que o ambiente natural está sofrendo até que se torne ambiente construído, buscando consumir menos recursos e energia, gerando menos poluição, reciclando e reutilizando materiais, dentro da capacidade de suporte do planeta. Um dos objetivos desta pesquisa é implementar um sistema para monitorar tecnologias sustentáveis em edificações. Espera-se que com esta pesquisa seja possível avaliar as tecnologias sustentáveis disponíveis, permitindo que projetistas e usuários tenham acesso à dados reais sobre os sistemas, podendo concluir quais efetivamente trarão resultados mais sustentáveis. Espera-se ainda, obter um método capaz de auxiliar na seleção, implementação e monitoramento de tecnologias sustentáveis no projeto e uso das edificações, beneficiando assim projetistas e usuários.

Laila Nuic. Início 2017. Título: Tecnologias construtivas aplicadas à arquitetura em bambu em região de zona bioclimática 1.  Resumo: Este projeto de pesquisa baseia-se no estudo de sistemas construtivos com elementos constituídos por bambu, com e sem associação de outros materiais. A motivação desta pesquisa parte da ideia de colaborar para uma arquitetura com menor impacto ambiental, através do uso consciente dos materiais, o que levou à escolha do bambu. Pretende-se, assim, pesquisar como o bambu é empregado nas construções para verificar de que forma ele pode ser melhor utilizado em regiões com baixas temperaturas e umidade do ar alta. O impacto das edificações no meio ambiente é definido na etapa de projeto sendo a escolha dos materiais construtivos um dos principais determinantes. Dentre os materiais que podem contribuir com o baixo impacto ambiental estão as fibras vegetais. No Brasil, elas se apresentam com bastante disponibilidade e oferecem um consumo reduzido de energia em sua produção. Assim, o bambu torna-se uma importante alternativa construtiva, já que possuem um tempo curto de renovação com crescimento rápido e baixo consumo energético em sua produção e com várias possibilidades plásticas. Outro fator determinante para a utilização de materiais renováveis como o bambu é o crescente desmatamento das áreas florestais e a grande demanda pelas madeiras de reflorestamento. O objetivo principal desta pesquisa é avaliar o conjunto construtivo e as condições de conforto no ambiente interno de uma edificação projetada com elementos estruturais e de fechamento com utilização do bambu como principal material, visando: pesquisar o bambu como material construtivo e seu potencial  arquitetônico; proporcionar alternativas construtivas para a região em estudo; agregar valor aos materiais renováveis disponíveis e pouco utilizados dentro da nossa cultura; auxiliar os profissionais da arquitetura em suas atividades projetuais, durante o processo de projeto. O desenvolvimento da pesquisa parte do estudo do material bambu abordando, primeiramente, as espécies que possam ser utilizadas na construção e, em particular, as espécies adaptáveis à região de zona bioclimática 1. Identificadas as espécies a serem trabalhadas, segue-se a pesquisa das tecnologias construtivas já utilizadas com o bambu nestas condições de aplicação, bem como dos produtos artesanais e industrializados desenvolvidos que possam ser utilizados na composição de sistemas construtivos para a área desejada. Considerando que um dos objetivos deste trabalho é o desenvolvimento de um sistema construtivo que obtenha um bom desempenho em regiões de baixas temperaturas e que seja resistente à umidade local, será avaliado o desempenho térmico e acústico do conjunto nas diversas possibilidades de combinação dos elementos construtivos, utilizando o bambu como material principal e em associação com outros materiais. O desempenho térmico e acústico será avaliado,
primeiramente, através de simulação computacional e, após verificada a sua viabilidade na região de estudo, será montado um protótipo em escala 1:1 de acordo com um projeto arquitetônico elaborado especificamente para este fim, para validação dos resultados encontrados na simulação feita anteriormente.
Espera-se com este estudo contribuir, tecnicamente, para o desenvolvimento de tecnologias construtivas que possam dar apoio durante o processo de tomada de decisões dos projetistas e também para a solução dos problemas de projeto. Para alcançar este resultado pretende-se elaborar um caderno técnico com os sistemas construtivos desenvolvidos e suas recomendações de uso.

Luana Carbonari. Início em 2016.  Título: Avaliação da adequação dos abrigos emergenciais e de suas infraestruturas de apoio às necessidades e demandas da população desabrigada após desastres naturais no Vale do Itajaí – SC. Resumo: O presente trabalho aborda a temática emergencial com foco na atuação do pós-desastre, no Vale do Itajaí – SC. Esta pesquisa tem por objetivo avaliar a fase de resposta em situações emergenciais, por meio da análise dos mecanismos formais que determinam a montagem, coordenação e planejamento dos abrigos emergenciais e indicam as infraestruturas necessárias para o seu funcionamento, relacionando estes mecanismos com as reais demandas da população desabrigada por desastres naturais nesta mesorregião. Os procedimentos metodológicos envolvem revisão bibliográfica e estado da arte, para compreender a dinâmica do processo de resposta em situações emergenciais e os mecanismos formais oficiais existentes sobre a provisão de abrigos emergenciais. Realização de estudos de Caso, para destacar pontos importantes de casos nacionais e internacionais, com foco na provisão de abrigos emergenciais e em suas infraestruturas de apoio. Além de pesquisa de campo exploratória no Vale do Itajaí para avaliar os desastres dos últimos anos, com destaque para a provisão de abrigos emergenciais e a adequação das infraestruturas de apoio a estes abrigos. Como resultados espera-se levantar as características das atividades que envolvem o processo de resposta a desastres (dificuldades, desafios, melhores práticas, etc). Listar os mecanismos formais oficiais para a atuação na resposta, as lições aprendidas (sucessos e insucessos) com relação à provisão de abrigos emergenciais e infraestruturas de apoio aos abrigos e as principais soluções, desafios e dificuldades nos desastres naturais do Vale do Itajaí, com foco na provisão de abrigos e infraestruturas de apoio aos abrigos. Além do estabelecimento de planos de ações com requisitos e propostas para adequação dos mecanismos formais existentes às reais necessidades e expectativas da população desabrigada no Vale do Itajaí – SC, com a possibilidade de ser empregado em todo o Brasil.

Cecília Prompt. Início em 2016. Título: Construção com Terra em Florianópolis: Subsídios para a Elaboração de Projetos de Arquitetura. Resumo: A arquitetura e construção com terra (ACT) é toda aquela que usa a o solo como principal material de construção. A tecnologias milenares de ACT foram negligenciadas a partir do advento da indústria da construção civil, que trouxe ao mercado novas tecnologias mas acabou sendo responsável por grande parte da degradação ambiental no planeta. A ACT ressurge como uma alternativa para construções mais sustentáveis. Sua produção está em desenvolvimento no Brasil, com aumento do número de pesquisas, projetos, obras e a produção de normas técnicas específicas. Entretanto, a sua produção é artesanal e experimental, e muitas vezes executada sem acompanhamento técnico de profissional habilitado, desde o projeto até a obra. Dessa forma, surgem problemas nas edificações que podem comprometer a sustentabilidade das mesmas e o desenvolvimento da ACT como um todo. Objetiva-se avaliar os exemplos existentes em Santa Catarina, de forma qualitativa, sob a ótica da sustentabilidade e utilizando técnicas de avaliação pós-ocupação (APO). Em um primeiro momento realizou-se um mapeamento das edificações em todo o estado. Elegeu-se então, a Nova Oikos para a realização do estudo de caso piloto. Para levantamento de dados, utilizou-se técnicas como entrevistas, questionários e observações. A partir da sistematização dos dados, a avaliação da sustentabilidade foi realizada com base no método proposto pelo Projeto VerSus. Verificou-se uma avaliação positiva na dimensão sociocultural e mediana nas dimensões socioambiental e socioeconômica. Considera-se que o Projeto VerSus é adequado para a avaliação na ACT, mas sugere-se complementações relativas à temas como funcionalidade, acessibilidade e análise do solo.

Rodrigo Vargas Souza. Início em 2016. Título:  Manifestações patológicas em Habitações de Interesse Social construídas com o Sistema Light Wood Frame no sul do Brasil. Resumo: Nos últimos anos vem crescendo o uso do sistema construtivo Light Wood Frame no sul Brasil, principalmente, para construção de Habitações de Interesse Social. Assim este trabalho se propõe a analisar o desempenho técnico construtivo e identificar as principais manifestações patológicas destas edificações. O método utilizado baseia-se em multimétodos, já consagrados em Avaliação Pós-Ocupação (APO), que leva em consideração o ponto de vista dos especialistas (arquitetos, construtores e pesquisadores), mas também a satisfação do usuário, buscando diagnosticar aspectos positivos e negativos das habitações estudadas. Também são utilizados procedimentos de inspeção tradicionais e elaborado um mapa de danos, ferramenta comum no restauro de edificações.

Andrea Salomé Jaramillo. Início em 2015. Título: Manifestações patológicos em elementos construtivos de bambu: estudo de durabilidade em edificações da região sul do Brasil. Resumo: Na arquitetura várias espécies de bambu são utilizadas em diversos componentes e sua durabilidade é um ponto que preocupa aos usuários, produtores, fornecedores, projetistas e pesquisadores. Muitas pessoas desistem de encomendar um projeto com esse material pelo temor que sentem de perder seu investimento com uma edificação que não vá satisfazer suas expectativas relacionadas com a vida útil. A resistência do bambu à decomposição depende de vários fatores como a espécie, as condições climáticas de cultivo e plantio, o modo de aplicação e uso, a idade dos colmos, os tratamentos, entre outros. Este é um tema inquietante na hora de trabalhar com produtos florestais e no caso das edificações de bambu ela dependerá também do seu correto emprego e as escolhas realizadas durante a elaboração o projeto. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo identificar as manifestações patológicas incidentes nos elementos construtivos de bambu em edificações.