Pós-doutorados

Em andamento

Gabriela Willemann Sivieiro. 2024Título: Acampamentos temporários planejados e sustentáveis: soluções em BIM, impressão 3D e materiais locais voltados às comunidades catarinenses suscetíveis a desastres socioambientais. Resumo: Todo desastre socioambiental que força alguém a sair (às pressas) da própria casa, do local de trabalho e a deixar a comunidade onde escolheu viver – seja de forma temporária ou permanente, e muitas vezes sob o argumento da emergência atropelando princípios e garantias constitucionais como dignidade, segurança e propriedade – é uma experiência traumática com sérias implicações econômicas, sanitárias, sociais, administrativas e organizacionais. Mesmo diante da existência de tratados internacionais e legislações nacionais para lidar com calamidades em todos os níveis, ainda assim, existem lacunas nos estados e nos municípios brasileiros, onde de fato a vida acontece. Em Santa Catarina não é diferente. Só em outubro do corrente ano, por conta dos temporais, havia mais de 30 mil desabrigados (DEFESA CIVIL/SC, 2023). Nesse contexto, urge o seguinte questionamento: tendo em vista que impactos decorrentes do desequilíbrio ambiental já são uma realidade global, presente e frequente, (entre os quais, enchentes e enxurradas) como os conhecimentos da área da arquitetura humanitária (em seus diferentes campos de atuação, tanto tecnológicos, com a utilização de tecnologias em BIM – Building Information Modeling – e impressão 3D, quanto humanitários e sustentáveis, aplicando estruturas funcionais e materiais naturais/locais), podem auxiliar órgãos governamentais catarinenses (cujo foco de atuação, a exemplos dos demais entes federados, geralmente tende a ser imediatista) a estruturar acampamentos temporários planejados (ATPs)? Na esteira da questão-problema, nesta segunda etapa do projeto de pesquisa, o escopo visa elaborar um projeto arquitetônico para construção modular em ATPs, localizados em regiões catarinenses suscetíveis a desastres socioambientais, utilizando tecnologias em BIM e impressão 3D, aplicando materiais naturais e locais, com vistas a proporcionar abrigos emergenciais seguros, mas, sobretudo, ambientes integrados, funcionais e ecologicamente responsáveis aos desabrigados. Para desdobrar os objetivos, a metodologia se resume enquanto pesquisa exploratória, quantitativa e qualitativa, com resultado aplicado. Outrossim, o presente projeto é relevante – tanto científica quando socialmente – na medida em que acresce na perspectiva dos novos estudos sobre arquitetura humanitária, seja pelo viés da inovação tecnológica (com a aplicação das ferramentas de BIM e impressão 3D) e sob a perspectiva da sustentabilidade (utilizando materiais naturais e locais).

 

Concluídos

Cláudia Vasconcelos. 

Gabriela Willemann Sivieiro. 2023Título: Sustentabilidade aplicada em acampamentos planejados: suporte à plataforma Infrashelter, pesquisa de materiais naturais e impressão 3D. Resumo: Todo desastre natural que leva, forçosamente, alguém a deixar seu lar de modo transitório ou duradouro, por vezes tendo relativizados princípios e garantias constitucionais como a dignidade e a inviolabilidade da segurança e da propriedade, é uma experiência traumática, com implicações de ordem econômica, sanitária, social, administrativa e organizacional. Contudo, em que pese a existência de tratados internacionais e legislações nacionais para calamidades em todas nas esferas, e até existam muitos avanços, há, todavia, lacunas. Logo, tem-se como objetivo geral deste projeto, pesquisar e sistematizar informações sobre acampamentos planejados implementados mundialmente, através da plataforma InfraShelter, possibilitando o levantamento de estratégias e dados para a realização de um projeto piloto futuro para um abrigo em impressão 3D. Como resultados esperados, busca-se a relevância científica, ao se debruçar na perspectiva de conhecer novos estudos sobre arquitetura humanitária, colaborando com a mitigação dos impactos causados pelos desastres socioambientais e potenciais insuficiências na prestação do atendimento às populações atingidas.

Mara Regina Pagliuso Rodrigues. 2024. Título: Sustentabilidade aplicada ao projeto de acampamentos planejados para atendimento à população desabrigada em situações de desastres socioambientais: utilização da plataforma infrashelter. Resumo: O presente relatório tem como objetivo apresentar as duas fases desenvolvidas ao longo dos estudos de pós-doutoramento. A FASE 1 e FASE 2 do relatório pós-doutoral, intitulada “Sustentabilidade aplicada ao projeto de acampamentos planejados para atendimento à população desabrigada em situações de desastres socioambientais: utilização da Plataforma Infrashelter” direcionou-se para um desafio distinto, mas igualmente urgente: a assistência à população afetada por desastres socioambientais. Em um país frequentemente assolado por tais eventos, é crucial garantir abrigo e apoio às comunidades desabrigadas e deslocadas. Observa-se assim que, embora os acampamentos planejados sejam uma resposta comum a essas emergências, muitas vezes as soluções adotadas não são adaptadas às necessidades específicas das comunidades locais. Nesse contexto, objetivo central foi desenvolver alternativas ecologicamente sustentáveis e adaptadas às realidades locais, visando aprimorar a eficácia e a eficiência da ajuda humanitária. Além disso, o projeto objetivou complementar a Plataforma Infrashelter, uma referência para abrigos transitórios e emergenciais em acampamentos planejados e garantir que as soluções propostas não apenas atendessem às necessidades imediatas das comunidades, mas também contribuíssem para sua resiliência a longo prazo. Além disso, está sendo estudada a possibilidade de integração da impressão 3D com materiais naturais como uma alternativa viável para a construção de abrigos nesses acampamentos planejados.