Eventos

2019

ABRIL

Palestra: Bambu matéria-prima para o século XXI

No dia 24 as 8h30, acontecerá no auditório do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC a palestra “Bambu: matéria-prima para o Século XXI” com Antônio Ludovico Beraldo, Dr., co-autor do livro Bambu de corpo e alma.

Designing sustainability for All – The LeNS World Distributed Conference

Nos dias 3 e 4 de abril, o grupo participou do evento “LeNS – Designing sustainability for All”. As graduandas Emanuele de Castro Nascimento, Franchesca Medina e Natália Geraldo, apresentando artigos “materials classification in furniture design with focus on sustainability”, “bamboo productive chain: opportunity for circular and creative economy” e “alternative materials to improve the mounting process of furniture focused on sustainability” respectivamente.

  

 

2018

NOVEMBRO

Palestra Lucy Amparo Bastidas

No dia 27.11, no auditório da ARQ/UFSC tivemos a palestra incrível e cheia de aprendizados da arquiteta Lucy Amparo Bastidas que nos encantou com seus projetos e nos relatou a importância de tratar o bambu como um material promissor e com qualidades incríveis, como baixo custo e baixo peso, para uso de entrepisos (laje) em concreto. Clique aqui para ver a apresentação em powerpoint cedido gentilmente pela arquiteta.

OUTUBRO

Terra Brasil

Entre os dias 30 /10 e 2/11 o grupo participou do evento com apresentação de dois artigos desenvolvidos pela prof. Lisiane Ilha Librelotto e a doutoranda Cecília Prompt. Confira nos Anais

Semana Campus Lixo Zero – UFSC Sustentável

No dia 30 de outubro, o grupo VirtuHab participou com um estande apresentando os trabalhos desenvolvidos.

  

XVII SEPEX – UFSC

Nos dias 18 – 20 de outubro, o grupo VirtuHab participou com um estande apresentando os trabalhos desenvolvidos.

PLANETA.DOC – Centro de Cultura e Eventos da UFSC

No dia 16 de outubro, o grupo VirtuHab participou com uma apresentação oral, explicando todas as atividades desenvolvidas.

SETEMBRO

 

DESASTRES, MUDANÇAS CLIMÁTICAS E MOBILIDADE HUMANA: CONTRIBUIÇÕES DO MARCO DE AÇÃO DE SENDAI 2015-2030 PARA A REDUÇÃO DE RISCOS E DESASTRES E WORKSHOP: SENDAI FRAMEWORK MAPPING TOOL

No dias 28 – 29 de setembro aconteceu na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC o evento Desastres, mudanças climáticas e mobilidade urbana: contribuições do Marco de Ação de Sendai 2015-2030 para a redução de riscos e desastres; e o workshop: Sendau Framewor Mapping Tool. A doutoranda Luana Toralles Carbonari, membro do Virtuhab, participou do evento e do workshop.

AGOSTO

 

PESQUISA DE CAMPO EM BOA VISTA, RR

Nos dias 22 – 29 de agosto a doutoranda Luana Toralles Carbonari esteve em Boa Vista, RR, fazendo uma pesquisa de campo nos abrigos temporários montados para os refugiados venezuelanos  com o intuito de avaliar aspectos referentes a seleção dos locais para abrigo temporário e planejamento / projeto dos mesmos.

11th WORLD BAMBOO CONGRESS

Nos dias 14 – 18 de agosto aconteceu na cidade de Xalapa, no México, o 11th World Bamboo Congress. A doutoranda Andrea Jaramillo Benavides, membro do Virtuhab, apresentou o trabalho “Inspección y estado de conservación de edificaciones de bambu en el litoral de Santa Catarina – Brasil”.

JUNHO

 

VI CONGRESSO BRASILEIRO SOBRE GESTÃO DO CICLO DE VIDA

Nos dias 17 – 20 de junho o evento aconteceu em Brasília. A graduanda Sara Dotta, membro do Virtuhab, teve seu artigo – O ciclo de vida como ferramenta de apoio à redução de recursos naturais, energia e emissões: Desenvolvimento de um protótipo habitacional de sistema construtivo sustentável – publicado nos anais do evento.

MARÇO

 

II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL

Nos dias 13 e 14 de março aconteceu no Centro de Eventos Governador Luiz Henrique da Silveira, Florianópolis/SC o II Seminário Internacional de Proteção e Defesa Civil. A doutoranda Luana Toralles Carbonari, membro do Virtuhab, apresentou o trabalho “Relato de experiência exitosa: desenho e desenvolvimento de um curso de gestão de abrigo temporário no Brasil.

XVI EBRAMEM e III CLEM

Nos dias 26 – 28 de março aconteceu na USP – São Carlos o XVI Encontro Brasileiro em Madeiras e em Estruturas de madeira e III Congresso Latino – Americano de estruturas de madeira. A doutoranda Andrea Jaramillo Benavides, membro do Virtuhab, apresentou o trabalho “Inspeção e estado de conservação de edificações em bambu na região Sul do Brasil”.

2017

NOVEMBRO

SEMINÁRIO INTERNO Pós-ARQ

Nos dias 16 e 17 de novembro aconteceu no auditório do departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC, com a participação de todos os bolsistas de doutorado, a apresentação de seus trabalhos como forma de ampliar a visibilidade do que é feito no programa e estimular trocas entre os estudantes, os professores e demais interessados. Participaram do seminário as doutorandas Luana Carbonari e Andrea Jaramillo, membros do Grupo Virtuhab.

  

 OUTUBRO

XXXV SEMINÁRIO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO SUL – SEURS

Nos dias 30, 31 de outubro e 1 de novembro, na cidade de Foz do Iguaçu /PR, o grupo Virtuhab foi representando neste evento por Deborah Dotta e Adriel Giovanella de Souza, acompanhados por Sara Dotta e Lukas Takasugi.

Deborah e Adriel representando o grupo Virtuhab no SEURS. Foto: Sara Dotta.

INTERNATIONAL CONGRESS ON ENGINEERING AND SUSTAINABILITY IN THE XXI CENTURY – INCREASE 2017

Nos dias 11 – 13 de outubro aconteceu no Instituto de Engenharia da Universidade do Algarve, na cidade de Faro, Portugal, o INternational CongRess on Engineering and Sustainability in the XXI cEntury – INCREaSE 2017. A doutoranda Luana Toralles Carbonari, membro do Virtuhab, apresentou o trabalho “Temporary Housing Made from Recycled Paper Tubes.”

II CONGRESSO BRASILEIRO DE REDUÇÃO DE RISCOS E DESASTRES

Nos dias 11 – 14 de outubro aconteceu na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)  o II Congresso de Redução de Riscos e Desastres (II CBRRD). A doutoranda Luana Toralles Carbonari, membro do Virtuhab, participou do evento.

PLANETA.DOC – Centro de Cultura e Eventos da UFSC

O grupo Virtuhab participou com um stand apresentando as pesquisas  sobre materiais e técnicas sustentáveis.

XVI SEPEX – UFSC

Nos dias 19 – 21 de outubro, o grupo VirtuHab participou com um stand apresentando os trabalhos desenvolvidos.

Stand Virtuhab / SEPEX. Foto: Lucas Takasugi.

Stand do Virtuhab na SEPEX. Foto: Roberta Menezes

SETEMBRO

ESUCRI – Criciúma

A professora Lisiane Librelotto apresentou o tema Tecnologias para Edificação do Futuro.

AGOSTO

Integrantes do grupo Virtuhab visitaram o Sítio Çarakura em Ratones junto com o professor Miguel Aloysio Sattler da UFRGS.

 

 

Fotografias: Adriel Giovanella de Souza

MAIO

Participação no II concreso Latino-americano de Estruturas de Madeira / II Congresso Ibero-americano da Madeira na Construção CLEM + CIMAD

O evento aconteceu na cidade de Junín – Argentina, de 6 a 8 de outubro. O doutorando Rodrigo Vargas, membro do Virtuhab, apresentou o trabalho “Aspectos ambientais do light wood frame para habitação de interesse social no sul do Brasil”.

2016

NOVEMBRO

Participação na I Semana Académica de Arquitectura y Urbanismo – UNILA

No dia 11 de novembro a professora Lisiane Librelotto e a doutoranda Andrea Jaramillo participaram de uma videoconferencia, em parceria com o Eng. Hans Kleine da BambuSC, como parte das atividades da I Semana Académica de Arquitectura y Urbanismo de la UNILA. O tema principal abordado foi a construção com bambu: sustentabilidade, aplicação em habitações sismoresistentes e a situação atual da cadeia produtiva do bambu na região sul do Brasil.

poster UNILA

 

OUTUBRO

XV SEPEX – UFSC

Nos dias 20 – 22 de outubro, o grupo VirtuHab participou com um stand nesse evento apresentando os trabalhos desenvolvidos

VII Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão – SENPEX

O evento aconteceu na cidade de Orleans/SC de 6 a 8 de outubro. A mestranda Letícia Matanna, membro do Virtuhab, apresentou o trabalho “O cenário da escolaridade e qualificação profissional na construção civil: estudo de caso em Florianópolis/SC.

SETEMBRO

BIM International Conference (BIC 2016)

O evento aconteceu na cidade de São Paulo, nos dias 29 e 30 de setembro de 2016. A mestranda Leticia Matanna, membro do Virtuhab, apresentou o trabalho “The use of BIM technology in class: an experience at Federal University of Santa Catarina”.

Letícia Mattana, São Paulo - setembro de 2016.

Leticia Mattana, São Paulo – setembro de 2016.

IV Simposio Internacional del Bambú y la Guadua (IV SIB Guadua)

Esse evento internacional foi desenvolvido na Universidad Javeriana da cidade de Bogotá – Colômbia durante os dias 28, 29 e 30 de setembro. A doutoranda Andrea Jaramillo apresentou o trabalho “Panel prefabricado con bambusa tuldoides, calfitice y botellas plásticas recicladas”, desenvolvido em co-autoria com Sara Dotta, estudante de graduação e bolsista PIBIC, e a professora Lisiane Librelotto.
DSC_0284

Andrea Jaramillo, Bogotá – setembro de 2016.

Congresso Brasileiro de Extensão Universitária – CBEU

O evento aconteceu em Ouro Preto, nos dias 7, 8 e 9 de setembro de 2016. Segundo a PROEX da Universidade Federal de Santa Catarina a UFSC esteve presente com 12 pôsteres e 9 comunicações orais. Do nosso grupo VirtuHab participaram os professores Lisiane Librelotto, Paulo Cesar Ferrolli e a doutoranda Andrea Jaramillo Benavides com apresentações orais de três trabalhos nas áreas temáticas de “Tecnologia e Produção” e “Direitos Humanos”. Confira a nota aqui.

AGOSTO

I Workshop do grupo de pesquisa VirtuHab

No dia 26 de agosto foi realizado o primeiro Workshop do grupo VirtuHab no auditório do prédio de Arquitetura e Urbanismo na UFSC. O evento aconteceu dentro da agenda do “Portas Abertas”, espaço criado para mostrar as atividades acadêmicas que estão sendo desenvolvidas pelos estudantes e docentes do curso nas aulas e nos grupos de pesquisa.

workshop virtuhab 2016

2015

OUTUBRO

Participação no “IV International Conference on Integration of Design, Engineering and Management for Innovation – IDEMI

O evento aconteceu na cidade de Florianópolis, nos dias 7 a 10 de outubro de 2015. A mestranda Leticia Matanna, membro do Virtuhab, apresentou o trabalho: “Problemas decorrentes de projetos: estudo de caso em uma obra de Florianópolis/SC.